quinta-feira, 7 de maio de 2009

SÓ DEPENDE DE VOCÊ!


Então começamos a encher as bexigas. Era mais uma daquelas dinâmicas que partem do figurativo, do lúdico para enfim chegar a moral da história, nesse caso, a MOTIVAÇÃO. A empresa organizou uma seção técnica (apresentação) para alguns funcionários e convidou uma pedagoga, especializada em gestão de pessoas nas organizações, para ministrar a seção.
As grandes empresas têm procurado de alguma forma motivar os seus empregados, ou melhor, colaboradores (termo utilizado com freqüência nas organizações). A eloqüente palestrante começou sua explanação, apontando alguns equívocos cometidos pelos gestores que tentam motivar suas equipes. Segundo ela, não há motivação de fora para dentro, e sim de dentro para fora. É preciso que eu, funcionário, colaborador, sinta a necessidade de motivar-me, construindo mecanismos que possibilitem uma constante renovação. Entenderam? Como não! é simples. Seu crescimento profissional, só depende de você. Esqueça sua formação deficiente no ensino fundamental, médio ou universitário; esqueça os apadrinhamentos, indicações, conchavos; esqueça os preconceitos racial e social e siga em frente porque só depende de você.
Geralmente as palestras ou cursos organizados nas empresas, de um modo geral, apresentam a motivação como o tema central. Por que nunca se discutem os problemas que geram a desmotivação? Os antídotos aparecem sob fórmulas diversas, desde inexpressivos bônus salariais até camisetas com a logomarca da empresa. São soluções paliativas, ou mesmo vergonhosas, no que tange ao reconhecimento das capacidades e realizações do trabalhador.
O mundo capitalista-globalizado impõe a todos o consumo generalizado de tudo que é tangível ou intangível. A palavra de ordem é produzir para consumir. A histeria urbana a qual estamos submetidos é responsável direta pelo aumento do número de pessoas que morrem por problemas cardíacos, devido ao estresse do mundo contemporâneo. Enquanto isso as grandes organizações procuram cada vez mais incentivar e motivar seus colaboradores para que possam exercer cada vez melhor suas competências, construindo e alimentando sempre mais a máquina globalizante do consumo.
Questionada sobre quais caminhos para uma vida saudável, equilibrada e com qualidade, a resposta da eloqüente palestrante foi: "Caminhar 3 vezes por semana e um boa alimentação é o suficiente, tem que ter motivação." Viram! só depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário